Goat Island

Aparentemente, o Governo da Jamaica terá cedido a pressões de biólogos e ambientalistas no sentido de alterar a localização da construção de um porto de transhipment e um parque industrial, inicialmente prevista para as Goat Islands, na zona protegida de Portland Bright, refere o site informativo Green4Seas.

Embora esta reviravolta não deixe de surpreender, até porque a chinesa China Harbour Engineering Company (CHEC) pretende construir um porto de transhipment no local, e tenha sido elogiada por grupos ambientalistas, não é certo que a zona permaneça totalmente livre de interferência humana e da instalação de indústrias.

Segundo o site, a nova zona para o porto de transhipment permanece incerta. Além disso, existem planos para ali construir um terminal de gás natural liquefeito, incluindo um cais para navios, um oleoduto até terra e uma unidade de armazenagem e regaseificação, que parece ter a seu favor a profundidade das águas no local.

Na origem da decisão do Governo jamaicano, tomada em Setembro, estiveram preocupações relacionadas com a conservação de uma das espécies de iguanas mais ameaçadas do mundo. Embora não exista nenhum exemplar nas Goat Islands, o porto iria ter um elevado impacto na vida marinha e nas pescas que sustentam várias comunidades locais.

Por outro lado, vários biólogos revelaram um plano de preservação da iguana jamaicana que implica a devolução de exemplares da espécie ao habitat em que em tempos se desenvolveram, precisamente, as Goat Islands, onde poderiam viver livres da interferência humana, a uma milha da costa da Jamaica.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill