O Governo australiano vai investir para que não se perca o maior recife de coral do mundo.
República das Seychelles

Na sequência do tão falado branqueamento que se descobriu há pouco ter destruído um terço da Grande Barreira de Coral da Austrália, o Governo australiano veio agora confirmar um investimento de 313 milhões de euros (500 milhões de dólares), para proteger a Grande Barreira de Coral, segundo vários meios de comunicação. Uma acção que pretende ajudar do ponto de vista ambiental, mas também do ponto de vista social, garantindo 64 mil postos de trabalho.

Em concreto, o Governo australiano pretende que os melhores especialistas se juntem para trabalhar com a autoridade do Parque Marítimo da Grande Barreira de Coral, para garantir que o recife tem melhores oportunidades no futuro, incentivar os agricultores a reduzir a contaminação gerada pela sua actividade (nomeadamente pesticidas) e controlar o crescimento de estrelas-do-mar, espécies invasivas e devoradoras da área.

Ainda assim, relembra o responsável da Greenpeace da Austrália, David Ritter, não há como preservar a Grande Barreira de Coral se não reduzirmos as emissões de gases de efeito de estufa, altamente prejudiciais para os mares. O que na sua visão necessita de retrocesso no uso do carvão, do petróleo e do gás.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill