Desde que a bordo de navios de pesquisa em campanhas oceanográficas, os trabalhadores do IPMA terão direito a ajudas de custo na totalidade
Gui Meneses

O Governo aprovou legislação que atribui ajudas de custo diárias, na totalidade, aos trabalhadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em missão a bordo dos navios de investigação, no âmbito de campanhas oceanográficas, ajudas de custo diárias, segundo informa o Ministério do Mar.

De acordo com o Governo, esta solução “permite responder à especificidade do trabalho a bordo dos navios de investigação, assegurando uma compensação pecuniária adequada às características do trabalho desenvolvido” e implica “uma deslocação em serviço para fora do domicílio, em mar aberto, por períodos significativos,  com impossibilidade de regresso ao domicílio” durante a realização do trabalho.

 



Um comentário em “Governo atribui ajudas de custo a trabalhadores do IPMA”

  1. António Jorge da Silva diz:

    Gostaria de perguntar se o JEM sabe um pouco mais sobre este assunto e, caso afirmativo, se poderia partilhar esse conhecimento com os leitores. Por exemplo, será possível informar sobre o texto legal aprovado?

    Com efeito, a filosofia das ajudas de custo é a de que esse pagamento – que não é passível de impostos – se destina a cobrir despesas a que o trabalhador estará inevitavelmente sujeito quando em missão ao serviço do seu empregador. Por isso, a legislação respetiva prevê a possibilidade de ser o Estado a assegurar o alojamento (descontando 50% do valor da AC diária) e mesmo a alimentação (25% por cada refeição principal). No limite, caso o alojamento e a alimentação sejam assegurados pelo Estado, o trabalhador recebe apenas, salvo erro, 10% da AC diária.

    Importa, pois, perguntar se, com o pagamento de ajudas de custo, na totalidade, será exigido aos trabalhadores embarcados nos navios de investigação o pagamento de despesas de alojamento e alimentação a bordo?

    Este assunto não é irrelevante, e a decisão tomada terá repercussões nas restantes instituições cujos trabalhadores também embarcam em navios de investigação do Estado para realizar trabalhos de idêntica especificidade, por períodos identicamente significativos, com impossibilidade de regresso ao domicílio.

    Importa garantir que a compensação pecuniária é, não só adequada às características do trabalho desenvolvido, mas também idêntica para todos os trabalhadores, independentemente da instituição a que estejam ligados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill