O segundo relatório trimestral do International Maritime Bureau (IMB) destaca que todos os sequestros ocorridos até agora ao longo de 2018, se verificaram exclusivamente no Golfo da Guiné, em seis diferentes incidentes.
Assembleia da República

De acordo com o relatório, ao longo dos primeiros seis meses 2018 houve um total de 107 incidentes reportados ao Centro de Relatórios de Pirataria (PRC) do IMB, com 69 navios a sofrerem efectiva intrusão de assalto, 11 múltiplos disparos, outros 23 diversas tentativas de ataque e quatro sujeitos efectivo sequestro, tendo o número de tripulantes tomados como reféns aumentado igualmente de 63 para 102 em comparação com o mesmo período de 2017, embora o número total de actos de sequestros de tripulações haja diminuído de 41 no segundo trimestre em 2017 para 25 em 2018, todos estes ocorridos, porém,  no Golfo da Guiné, destacando-se assim os maiores riscos nesta região.

Todavia, crê-se também que o número real de incidentes no Golfo da Guiné seja significativamente mais elevado, uma vez que nem todos os incidentes são devidamente reportados.

Para além do Golfo da Guiné, o número de incidentes em 2018 diminuiu em outros pontos tradicionalmente críticos em termos de pirataria, não havendo, por exemplo, qualquer registo espeitando a incidentes na Costa da Somália no segundo trimestre de 2018, assim como o número de incidentes nas Filipinas caiu de 13, no segundo trimestre de 2017, para apenas três, no mesmo período deste ano.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill