Está em curso um estudo de viabilidade sobre a utilização de GNL no porto industrial mais importante da Tailândia, o porto Laem Chabang, patrocinado por uma empresa japonesa e uma empresa pública tailandesa
SEASOLAS

Com o objectivo de implementar o gás natural liquefeito (GNL) no maior porto industrial da Tailândia – Laem Chabang –, a Marubeni Corporation (Marubeni), empresa japonesa de exportação/importação também com actividade no sector energético e em infra-estruturas, e a Public Company Limited (PTT), empresa pública de petróleo e petroquímica da Tailândia, juntaram-se para estudar a viabilidade do abastecimento de GNL no porto, segundo comunicado oficial da Marubeni.

O estudo permitirá avaliar a exequibilidade de um projecto de bunkering de GNL que utilize um navio de abastecimento compatível com o terminal de Map Ta Phut, gerido pela PTT (em Rayong, a 200 km de Banguecoque, onde está situado o Corredor Económico Oriental, uma zona económica especial na qual estão a ser implementadas infra-estruturas) que recebe GNL.

Com a crescente preocupação ambiental e as metas para 2020 cada vez mais próximas, é natural que aumente o número de navios movidos a GNL. Sendo o porto de Laem Chabang importante, com uma circulação média de 8 mil navios por ano, o próprio Governo do Japão está a apoiar o desenvolvimento de infra-estruturas no Corredor Económico Oriental para reforçar a evolução industrial da Tailândia, refere a Marubeni.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill