Altas temperaturas e vento quente impediram a expansão do gelo
gelo

As altas temperaturas verificadas nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro (não só no mundo mas principalmente no Ártico) levaram a um novo recorde do nível de gelo do oceano Ártico. Pela negativa. O alerta foi dado pelos cientistas do National Snow and Ice Data Center (NSIDC) e pela NASA.

O gelo está num nível mínimo nunca antes visto. Para esta situação, segundo os cientistas, contribuíram as altas temperaturas para a época – cerca de 10 graus Fahrenheit (-12 graus Centígrados) acima da média – precisamente na borda do gelo, que é onde este é mais fino. A isto junta-se os ventos desfavoráveis registados nos meses de Janeiro e Fevereiro que levaram ar quente. Facto que impediu a expansão do gelo.

No entanto, e segundo Walt Meier, cientista na NASA, o grande problema está no aquecimento das águas dos oceanos. Este acontecimento impedirá que o gela se expanda tal como tem acontecido.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill