Até 23 deste mês, será simulada uma participação militar portuguesa numa operação de paz e apoio a assistência humanitária das Nações Unidas

Começa hoje e decorre até ao próximo dia 23 de Fevereiro, na freguesia de Sto. António da Charneca, no concelho do Barreiro, um treino do Destacamento CIMIC (Civil and Military Cooperation) da Marinha, com o objectivo de certificar este grupo “para posterior integração na Companhia Geral CIMIC”, refere a Marinha.

Como explica a Marinha, a Companhia Geral CIMIC foi “criada em 2004 na estrutura das Forças Armadas portuguesas com o objectivo de garantir a coordenação entre as operações militares e as entidades civis, autóctones ou internacionais, presentes num determinado teatro de operações”.

Este ano o cenário recria “um conflito armado num país fictício, que obriga a intervenção das Nações Unidas para restabelecer a paz e a segurança” no território e apoiar a prestação de assistência humanitária. Nesse contexto, os Fuzileiros vão simular o contributo de Portugal nessa intervenção, assegurando a coordenação das operações militares com “as autoridades locais, organizações governamentais e não-governamentais, agências e outras entidades civis” no território, sublinha a Marinha.

Aproveitando a ocasião, a Marinha realizará várias actividades (rastreios de saúde, exposições de equipamento, acções de esclarecimento e demonstrações cinotécnicas) na freguesia, procurando a interacção do Destacamento CIMIC com a população local e apresentar a sua capacidade em situações de “emergência civil, catástrofe, crise ou conflito”.

Nota: A imagem foi retirada do site da Marinha portuguesa



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill