Dificuldades financeiras conduzem a reestruturação e talvez a fusão
enxofre

A Hyundai Merchant Marine (HMM) e a Hanjin Shipping, ambas sul-coreanas, podem vir a iniciar um processo de fusão se conseguirem normalizar a sua gestão refere o World Maritime News com base em fontes citadas por outros meios de comunicação social.

De acordo com o jornal, esta fusão já foi considerada noutras ocasiões e em Novembro passado o Governo sul-coreano formou uma comissão consultiva inter-ministerial para estudar a reestruturação das duas empresas. Face às dificuldades financeiras de ambas, o Governo pondera a hipótese de fusão.

O anúncio desta possibilidade surge uma semana depois de a HMM ter chegado a acordo com armadores de porta-contentores e graneleiros sobre cortes de 20% nas tarifas dos fretes, quer num caso, quer noutro. As reduções devem entrar em vigor ao longo dos próximos três anos e meio.

A HMM tem uma dívida de cerca de 3,9 mil milhões de euros, segundo o jornal, e já terá chegado a acordo sobre a reestruturação deste passivo. Esta medida pode ter aberto o caminho para a sua entrada na nova Ocean Alliance, que reúne a CMA CGM, a COSCO Container Lines, a Evergreen Line e a Orient Overseas Container Line.

A Hanjin Shipping, refere também o jornal, iniciou negociações com 22 armadores sobre redução de tarifas de fretes, mas após uma primeira ronda negocial não obteve resposta positiva. Com uma dívida de quase 360 milhões de euros relativa ao primeiro semestre deste ano, a empresa tem vindo a desfazer-se de activos para conseguir liquidez e já obteve consentimento dos credores para proceder a um programa de reestruturação interna.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill