Em nome do Ministério do Mar, Ruben Eiras apresentou os traços gerais de um roteiro para o GNL em Portugal e anunciou que o Governo vai criar mecanismos de financiamento à adaptação de navios para o GNL
USTDA

Em 2018, o Governo vai lançar mecanismos de financiamento no âmbito do Fundo Azul destinados a adaptar a construção naval às oportunidades colocadas pelas tecnologias do gás natural liquefeito (GNL), admitiu ontem Ruben Eiras, assessor da ministra do Mar, durante o seminário «Mar em Português», promovido pela Cargo, Notícias do Mar e media 4U.

O representante do Ministério do Mar dedicou a sua intervenção ao tema Portugal como plataforma de abastecimento de navios a GNL, durante a qual apresentou os traços gerais do que será o futuro roteiro do GNL marítimo. E dividiu a sua apresentação em três partes: o GNL sob a perspectiva geo-estratégica, o GNL sob a perspectiva ambiental e o potencial do GNL marítimo para Portugal.

No segmento dedicado a Portugal, abordou a possibilidade de o nosso país ser um hub Atlântico do GNL, quer na reexportação e abastecimento de GNL intercontinental, quer como plataforma de transbordo (transhipment) de GNL em pequena escala, ou ainda como área de serviço para navios híbridos a GNL.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill