Força de intervenção rápida vai ajudar a identificar e registar migrantes
marinha

No próximo dia 28 de Dezembro, a Frontex (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional das Fronteiras Externas dos Estados-membros da União Europeia) vai lançar uma força de intervenção rápida (Poseidon Rapid Intervention) para apoiar a Grécia, que enfrenta uma forte pressão migratória nas suas fronteiras. A decisão resulta de um pedido do Governo grego, sob cuja autoridade agirão os operacionais destacados.

De acordo com a Frontex, esta força envolverá o reforço de agentes, que poderão atingir os 376, intérpretes e equipamento no terreno. Os agentes serão peritos em triagem, interrogatórios, documentos falsos e impressões digitais, e serão disponibilizados por vários Estados membros da UE e países associados ao acordo de Schengen. A sua tarefa será a de prestar apoio na identificação e registo da enorme vaga de migrantes que diariamente chegam às ilhas gregas, originários, maioritariamente, da Síria.

A Frontex já apoia a Grécia nesta matéria nas ilhas do Mar Egeu no quadro da operação Poseidon Sea com 16 navios, dois helicópteros e 195 agentes (83 dos quais em Lesbos), quer no registo e identificação de pessoas, quer na pesquisa de informação relativa ao tráfico humano. Entretanto, a agência já terá acordado com a Grécia estender a sua operação às fronteiras do país com a Macedónia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill