A Frontex prepara-se para assumir a prestação de assistência à gestão das fronteiras externas da Albânia e já negoceia um acordo semelhante com a Sérvia e a Macedónia

No passado dia 12 de Fevereiro, o Comissário Europeu para a Migração, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, e a ministra do Interior da Albânia, Fatmir Xhafaj, assinaram um esboço de um acordo para uma cooperação operacional entre a Albânia e a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex).

De acordo com a Comissão Europeia (CE), o acordo permitirá à agência prestar assistência à Albânia na gestão das fronteiras externas e colocar os seus efectivos rapidamente e território albanês no caso de fluxos migratórios anormais na região.

A iniciativa enquadra-se na estratégia de compromisso da UE com os Balcãs Ocidentais e traduz a evolução da Albânia rumo ao destino europeu. Na prática, foi o primeiro acordo entre a Frontex e parceiros da UE nos Balcãs Ocidentais e constitui mais um passo rumo à plena operacionalização da agência. Agora, o acordo tem que ser aprovado pelos Estados membros, antes de ser confirmado por ambas as partes.

A CE está a negociar acordos semelhantes com a Sérvia e a antiga república jugoslava da Macedónia, na expectativa de uma conclusão rápida de ambas as negociações.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill