Marinha evoca momento histórico na modernização de meios

 

O Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Macieira Fragoso, admitiu hoje que é importante modernizar as fragatas da marinha portuguesa, no quadro do que for economicamente viável, sob pena de perda de valor destes equipamentos. O almirante CEMA fez esta consideração numa intervenção durante a cerimónia evocativa dos 25 anos do aumento ao efectivo da armada das três fragatas da classe Vasco da Gama.

Durante o evento, que decorreu em Lisboa, o primeiro comandante da primeira destas fragatas, Temes de Oliveira, recordou que a aquisição da “Vasco da Gama”, da “Álvares Cabral” e da “Corte Real” foi o mais importante processo de modernização da marinha portuguesa nos últimos 50 anos.

Para Temes de Oliveira, tal aquisição representou um salto qualitativo na marinha nacional, designadamente, no plano da utilização dos helicópteros como meio orgânico e dos computadores. Este oficial da marinha recordou ainda que quando a “Vasco da Gama” integrou a STANAFORLAND, no quadro da NATO, os aliados ficaram surpreendidos com o seu desempenho e o da respectiva guarnição, atendendo a que estava operacional há menos de um ano.

O evento contou também com a presença de Maria Cavaco Silva, na qualidade de madrinha da fragata “Álvares Cabral”, do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, General Pina Monteiro, de antigos secretários de Estado envolvidos no processo de aquisição das fragatas, Silveira Godinho, Figueiredo Lopes e Eugénio Ramos, e dos três primeiros comandantes das fragatas da classe Vasco da Gama, entre outras individualidades.

 



2 comentários em “Fragatas Vasco da Gama fazem 25 anos de serviço”

  1. Pedro Valle Teixeira diz:

    As Fragatas “Vasco da Gama”, “Álvares Cabral” e “Corte Real” são a 330, 331 e 332.
    Porque motivo se colocou na foto a D. Francisco de Almeida, 334???!!!

    1. Jornal da Economia do Mar diz:

      Os nossos agradecimentos pela chamada de atenção para o lapso. Corrigido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill