A fragata D. Francisco de Almeida foi destacada para uma operação de segurança marítima no Mediterrâneo Central no âmbito da FRONTEX
THEMIS

Até 5 de Junho, a fragata D. Francisco de Almeida participa na operação internacional conjunta THEMIS de segurança marítima, no âmbito da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), que decorre no Mediterrâneo Central, informou o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

Segundo esclareceu o EMGFA, durante 72 dias, a fragata patrulhará “as áreas atribuídas do Sul de Itália, entre o Norte de África e Leste da Europa, realizando cerca de 1.000 horas de navegação na vigilância das fronteiras externas, no apoio a operações de busca e salvamento em massa de migrantes náufragos, e também na prevenção e detecção de crimes transfronteiriços, tais como o tráfico de migrantes, o narcotráfico, o tráfico de armas, entre outros”.

A acção é coordenada pelas autoridades italianas e tem participação de vários meios marítimos, navais e aéreos de várias organizações e países da União Europeia (UE), visando controlar a migração irregular em direcção às fronteiras externas da UE. A bordo da fragata está uma guarnição de 168 militares, “incluindo duas equipas de abordagem de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica”, em como “um inspector do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e dois oficiais de ligação Italianos (Guardia di Finanza e Guardia Costiera)”, esclarece o EMGFA.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill