O exercício destina-se a fomentar a partilha de informação, articular procedimentos e treinar uma eventual colaboração entre as Marinhas de Portugal e Marrocos numa eventual acção conjunta
Al Cantara 18
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Entre hoje e 6 de Abril, a fragata portuguesa Álvares Cabral participa no exercício militar naval bilateral «Al Cantara 18», com a Marinha marroquina, ao largo de Casablanca, em Marrocos, onde está desde 31 de Março.

O exercício realiza-se pelo segundo ano consecutivo e “destina-se a incrementar a interoperabilidade e a partilha de conhecimento entre as duas Marinhas em diversas áreas convencionais da guerra naval, com enfoque para a luta antissubmarina e navegação em força naval, junto ao estreito de Gibraltar”, esclarece o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

A iniciativa permite igualmente preparar as duas Marinhas para uma “eventual actuação militar conjunta” e fomentar “a partilha de informação em ambiente marítimo com vista à detecção antecipada de potenciais riscos e ameaças e a cooperação com as autoridades com competências no mar de ambos os estados costeiros, em especial para o combate ao narcotráfico e contrabando por via marítima, imigração irregular e proteção dos recursos marinhos”, sublinha o EMGFA.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill