Navio português comandou força da NATO durante seis meses

A fragata D. Francisco de Almeida chegou hoje, 20 de Dezembro, à Base Naval do Alfeite, depois de seis meses em missão no âmbito da Standing NATO Maritime Group One (SNMG1). Durante a missão, que decorreu de 8 de Junho a 19 de Dezembro, a fragata portuguesa, comandada pelo Contra-almirante Alberto M. Silvestre Correia, esteve no comando da força, na qualidade de navio almirante.

O regresso da D. Francisco de Almeida foi assinalado com uma cerimónia a bordo, na qual estiveram presentes, entre outros, o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Pina Monteiro, e o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso.

Na ocasião, Azeredo Lopes, além de ter manifestado a gratidão do Governo pela presença desta força especial destacada além-mar, afirmou que com a sua participação nesta missão, Portugal  se posicionara “entre os que, através da sua capacidade de intervenção externa, se assumem como países capazes de apoiar a sua política marítima e contribuir de forma relevante nas diversas estratégias globais de todos conhecidas». O Ministro da Defesa Nacional considerou também que “a missão reflectiu a operacionalidade das nossas Forças Armadas, porquanto foram cumpridas cabalmente todas as tarefas atribuídas”.

Por seu lado, o General Pina Monteiro, destacou que “numa altura em que perante a situação de crise na Ucrânia, o Conselho do Atlântico Norte aprovou a implementação de um conjunto de medidas destinadas a demonstrar a coesão da NATO e o seu compromisso com a defesa colectiva face a qualquer possível ameaça, esta missão revestiu-se de especial importância  no quadro dos compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito militar, nomeadamente, através da participação em missões de apoio à paz”.

Nesta missão, a fragata participou na Operação Active Endeavour, durante a qual percorreu 28 mil milhas náuticas no Atlântico Norte, Mediterrâneo, Mar Negro, Mar do Norte, Mar Báltico, Mar Egeu e Mar da Irlanda, e integrou três grandes exercícios aeronavais de forte intensidade – o Northern Coasts 15, o Joint Warrior 15-2 e o Trident Juncture 2015 -, tendo efectuado mais de 19 visitas a portos de 10 países.

Conforme consta do site do EMGFA, a SNMG1 “é uma das quatro forças que garantem à NATO uma capacidade marítima permanente operações e outras actividades, quer em tempo de paz, quer em períodos de crise ou conflito”. Entre as missões atribuíveis a esta força constam acções de apoio e solidariedade, iniciativas de carácter diplomático e estreitamento de relações entre Estados e fornecimento de capacidades militares.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill