Shanghai International Port Group

A Fórum Oceano recebeu 17 candidaturas para certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP), num total de mais de 500 entidades participantes, na primeira fase do processo, que terminou no dia 30 de Junho. “As candidaturas serão agora submetidas à apreciação da Comissão de Avaliação, composta por um conjunto de entidades representantes da administração pública central e local, operadores marítimo-turísticos e outras entidades representativas do sector”, esclareceu a Fórum Oceano.

De acordo com a mesma entidade, as candidaturas envolveram “territórios do litoral e do interior, de norte a sul do país, de regiões transfronteiriças, em torno do mar, de marinas e portos de recreio, de rias, de albufeiras, de barragens, de rios e de praias fluviais” e entidades variadas, como “municípios, comunidades intermunicipais, associações empresariais, sociais e humanitárias, entidades de turismo nacionais e regionais, instituições de ensino e formação, federações desportivas, clubes náuticos, empresas, administrações portuárias, Autoridade Marítima Nacional, entre outros”.

Diz ainda a Fórum Oceano que “a cerimónia de certificação das ENP decorrerá no âmbito da 8ª edição do Business2Sea – Fórum do Mar 2018, no dia 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto”.

E antevê a “constituição de uma rede alargada de Estações Náuticas, num modelo que implica a existência de uma Entidade Coordenadora e de um Conselho de Estação Náutica, autêntico fórum local/regional de enquadramento ao desenvolvimento estratégico participado da ENP. Além disso, “beneficiando da participação da Fórum Oceano na FEDETON – Federação Europeia de Destinos de Turismo Náutico, as Estações Náuticas certificadas integrarão a rede Europeia de Estações Náuticas”, diz a Fórum Oceano.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill