A associação aproveita a celebração do Dia Europeu do Mar para organizar uma sessão sobre o impacto das novas tecnologias e da cooperação transnacional nesta fileira
Secretaria de Estado das Pescas

A Fórum Oceano vai organizar um workshop denominado «Seafood as key sector for Blue Growth in the EU Regions» no próximo dia 17 de Maio, no âmbito do projecto SAFER – Smart Atlantic Seafood Clusters e da programação do Dia Europeu do Mar de 2019, que será celebrado em Lisboa nos dias 16 e 17 de Maio.

De acordo com a associação promotora, “o workshop tem como objectivo discutir como é que a aplicação de novas tecnologias, nomeadamente a adopção do modelo de Indústria 4.0, e a cooperação transnacional, podem responder aos desafios enfrentados pela fileira do pescado”.

Quanto ao SAFER, co-financiado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, “visa potenciar o nível de inovação, promovendo a adpoção de novas tecnologias e o aumento da cooperação transnacional”, identificando “oportunidades para integração de novos processos, incrementando a eficiência e melhorando a comunicação entre os atores ao longo de toda a cadeia de valor”, refere a Fórum Oceano.

Trata-se de um projecto promovido por um consórcio com 9 parceiros de 5 Estados-Membro (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido), orçado em 1,8 milhões de euros (75% dos quais financiados pelo FEDER) e uma duração de 36 meses, e que desenvolve uma rede transnacional de clusters marítimos europeus. Nesse sentido, os parceiros prevêem realizar “cinco acções piloto, cujos resultados e recomendações serão posteriormente partilhados com 21 regiões do espaço Atlântico”, refere a Fórum Oceano.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill