Duas instituições portuguesas participam a partir deste ao e até 2021, durante 48 meses, num projecto de reforço de qualificações profissionais dirigido aos sectores das energias renováveis offshore e da construção naval na Europa, com apoio financeiro do Erasmus +
António Nogueira Leite

Desde Fevereiro que está em curso o projecto MATES – Maritime Alliance for Fostering the European Blue Economy through a Marine Technology Skilling Strategy, destinado a “desenvolver uma estratégia sobre competências ligadas à actividade marítima, que tenha em conta os principais fatores de mudança do sector Mar”, conforme explica no seu portal o Fórum Oceano, um dos parceiros da iniciativa.

O projecto, com um orçamento de 4 milhões de euros, é co-financiado em 80% pelo programa Erasmus + e contempla um período de execução de 2018 a 2021 (48 meses). É coordenado pelo Centro Tecnológico del Mar – Fundación CETMAR, de Espanha, e inclui 17 parceiros de oito países (Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Irlanda, Reino Unido, Bélgica e Holanda). Além do Fórum Oceano, Portugal está representado no projecto pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) do Governo dos Açores.

Em concreto, o MATES visa encontrar soluções específicas para a indústria e desenvolver uma estratégia de qualificação profissional dirigida aos principais indutores de mudanças nos sectores das energias renováveis offshore e da construção naval. Nesse sentido, o projecto contempla 11 casos piloto, que servirão para testar os novos conceitos a desenvolver pela iniciativa nas áreas das competências digitais, competências verdes, mobilidade, gestão da inovação, desenvolvimento curricular e literacia dos oceanos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill