O sistema chama-se SITL -IoT e poder revolucionar os terminais logísticos em Portugal
FORDESI

A FORDESI vai investir mais de um milhão de euros no projecto denominado Sistema de Inteligência nos Terminais Logísticos (SITL IoT), especialmente destinado a “agilizar processos entre os terminais logísticos e os seus stakeholders”, informou a empresa em comunicado.

Apoiado pelo programa Portugal 2020, o projecto conta com a participação do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e da UNINOVA – Instituto Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, e “promete revolucionar por completo os terminais logísticos em Portugal”, refere a FORDESI.

“O framework SITL-IoT vai conferir inteligência e capacidade de comunicação a dispositivos com base no conceito Internet-Of-Things e a partilha selectiva de informação utilizando serviços na Cloud, contribuindo para reforçar o desenvolvimento tecnológico e a inovação num sector estratégico com défice de abordagens em REDE”, diz a empresa.

Na prática, o framework vai permitir optimizar transportes de cargas (sensores telemáticos permitem recolher e monitorizar “informação operacional crítica, associada a factos que, em situação de falha, provocam impactos muito significativos e de elevado custo”), gestão de tráfego e portarias non-stop (gestão inteligente de fluxos de tráfego integrada e implementação de portarias inteligentes non-stop por via da interoperabilidade externa com dispositivos móveis, desmaterialização de autorizações e identificação veículos e motoristas suportadas por tecnologias contactless seguras) e sistemas de gestão de armazenagem (sensores wireless captam informação específica que, “após processamento automático, reporta informação de monitorização, controlo e suporte à decisão altamente fiável, de forma rápida e a baixo custo, na mesma medida em que contribui para o aumento da eficiência operacional”), explica a empresa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill