Solução tecnológica moderniza gestão de terminais multimodais de mercadorias da Bobadela e Leixões
Fordesi

A Fordesi implementou a sua solução IP4Log na Infraestruturas de Portugal (IP), contribuindo para “modernizar a gestão de terminais multimodais de mercadorias da Bobadela e Leixões”, refere a empresa em comunicado, sublinhando que esta solução “traduz uma mudança de paradigma, uma vez que dialoga com os sistemas dos agentes logísticos, tendo desmaterializado a recepção e o envio de documentação das cargas”.

Diz ainda a empresa que “o IP4Log é um hub multimodal, produzido com tecnologia da Fordesi e que suporta, de forma integrada, os processos logísticos e de transporte, portarias, documentação, processos alfandegários e facturação”, fazendo “a integração com os sistemas dos parceiros externos, como a JUP/JUL do Porto de Sines, o operador ferróviario Medway e com o SAP da IP para a facturação automática, utilizando sempre standards de mensagens e tecnologias state-of-the-art”.

Esclarece também a empresa que “o IP4Log, permite que, num único portal de serviços, clientes, agentes, despachantes, transportadores e alfândegas troquem toda a informação de que necessitam para agilizar os seus processos logísticos dos terminais da IP”, sendo que “o hub mensagens digitais faz a interoperabilidade com outros sistemas de informação e garante a rapidez e a desmaterialização dos processos, agilizando o atendimento nas portarias e a carga e descarga de comboios, suportando pré-autorizações online e o tratamento automático dos processos documentais entre os vários stakeholders, mitigando erros humanos e pontos únicos de falha”.

Já a “ligação à JUP/JUL permite a troca de documentação e mensagens operativas, autorizações de levante e entrega, carga e descarga de comboios e a desmaterialização da documentação, tornando o processo totalmente digital e sem intervenção humana”, enquanto “o recurso a tecnologias mobile nas operações em parque possibilita o rápido posicionamento das mercadorias, a conferência de comboios e o registo de danos e temperaturas”.

Segundo a empresa, em 2018 encontram-se registadas na plataforma 111 empresas, “sendo que 25% são agentes e 75% transportadores”. Por outro lado, “o tempo de atendimento na portaria reduziu-se a um mínimo de 2 a 5 minutos e o número de e-mails trocados com os clientes e operadores de transporte decaiu 83%”. E “num horário de atendimento 24×7, essencialmente telefónico e online, foram feitas cerca de 14 mil reservas e autorizações de levante online, sem qualquer recurso a e-mails”, tendo sido “processados, aproximadamente, 7.000 contentores por mês para carga e descarga”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill