Um projecto piloto concluiu que a flexibilidade da pesca recreativa é mais vantajosa para o ambiente e a economia do que a imposição de um controlo exaustivo do volume pescado
ANOPCERCO

Dar às actividades de pesca recreativa flexibilidade para levar os seus praticantes a pescar em vez de realizar um controlo exaustivo das quantidades pescadas, é considerada uma vitória para o meio ambiente e para a economia, segundo um artigo publicado na revista Fisheries Research, refere a organização ambientalista Environmental Defense Fund.

Esta conclusão resulta de um programa piloto que demonstrou que a flexibilidade, a par com a responsabilidade incutida nos pescadores, permite, além de melhores resultados para as empresas de pesca (pois permite mais viagens por ano na estação adequada), maior receita, maior recolha de dados e maior adesão aos limites de captura e conservação das populações de peixe.

A temporada, a dimensão e os limites de captura são indicadores de gestão antigos, cujos fins, não são, por vezes, os requeridos, acabando por se tornarem corridas aos peixes, resultando em regulamentos ainda mais firmes e num crescente desperdício de peixe.

Um exemplo da falha na gestão da pesca recreativa é o Golfo do México. Grandes sobre-colheitas tornaram-se norma e por isso, as temporadas de pesca para as espécies já estão fechadas por um grande período do ano. Entretanto, gera-se polémica à volta de quem tem mais peixe e não de quem dele faz melhor uso. Além disso, este tipo de pescadores, tal como os pescadores comerciais, podem fugir ao sistema.

O estudo, feito com um grupo de pescadores do Golfo do México, demonstrou que tendo os pescadores a possibilidade de pescar com os seus métodos inovadores e nas temporadas desejadas, desperdiçam menos peixe. Assim, o estudo evidenciou mais viagens, onde embarcaram mais pescadores, de forma a dar uma atenção redobrada às quotas e ao que pescavam, aumentando as possibilidades de pesca e proporcionando uma mistura mais diversificada de espécies. A receita líquida aumentou para as empresas e os limites de captura nunca foram excedidos. A captura incidental diminui para metade (de peixe que seria desperdiçado).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill