A abrir a Conferência Our Oceans, a decorrer entre ontem e hoje em Malta, Federica Mogherini, Vice-Presidente da Comissão Europeia, anunciou um financiamento adicional de 560 milhões de euros da União Europeia para a protecção dos oceanos.

No seu discurso de abertura da Conferência, a Vice-Presidente da Comissão Europeia adiantou igualmente que esse montante de 560 milhões de euros respeitam essencialmente ao financiamento de 36 iniciativas muito específicas a lançar pela União Europeia, indo desde pequenas acções simbólicas, como a limpeza de praias até aos mais ambiciosos projectos de cooperação internacional.

Entre esses mesmos mais ambiciosos projectos de cooperação internacional, Federica Mogherini destacou o lançamento de uma área Marinha Protegida na Antárctida, bem como a criação o mesmo em cerca de 10% de toda a área costeira da União Europeia, bem como o reforço de segurança no Golfo da Guiné e no combate a toda a pirataria marítima e aos múltiplos tráficos e redes criminosas a operarem igualmente por via marítima.

Em termos ambientais, a Vice-Presidente da Comissão Europeia revelou também a decisão de colocar os Sistemas Europeus de Satélites, Galileo e Copernicus, ao serviço da segurança marítima global, significando com isso coloca-los ao serviço da monitorização de poluição marítima e derramamento de hidrocarbonetos, bem como na detecção de pesca ilegal e do que designou como Objectos Marítimos Não Identificados.

No seu discurso, Federica Mogherini acentuou repetidamente a importância de uma franca e estreita cooperação internacional no que respeita à protecção dos oceanos, sublinhando a importância de todo o trabalho desenvolvido nesse aspecto pela ONU para uma necessária Governação Global dos Oceanos.

.O discurso de Federica Mogherini pode ser visto aqui:

https://ec.europa.eu/avservices/video/player.cfm?ref=I144380



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill