A investigadora da Universidade de Coimbra ganhou um prémio no âmbito da campanha Clean Seas
Filipa Bessa

Filipa Bessa, investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), “venceu o concurso mundial de fotografia da Campanha CleanSeas, na categoria macro, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UN Environment)”, informou a Universidade de Coimbra (UC) em comunicado.

Segundo a UC, a imagem premiada intitula-se SeaPlasticSal e “pretende alertar para a contaminação por microplásticos (fibras sintéticas) de todos os recursos aquáticos”, tendo sido “produzida no âmbito do projecto de pós-doutoramento que a investigadora está a realizar no MARE sobre a ocorrência de microplásticos nos ambientes marinhos e costeiros e os seus efeitos no biota”.

A UC lembra que a “campanha CleanSeas, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, visa promover a sensibilização para a problemática do lixo marinho e dos plásticos nos oceanos, através de várias iniciativas”. Neste contexto, “o Clean Seas Photo Challenge pretende, através da fotografia, ser um veículo adicional para a sensibilização desta temática e é um dos tópicos prioritários das Nações Unidas”, esclarece Filipa Bessa.

O prémio permitiu a participação da investigadora na 6ª conferência internacional de lixo marinho, que decorreu em San Diego, nos Estados Unidos, a possibilidade de Filipa Bessa integrar o Grupo Mundial da Campanha CleanSeas, com direito a participar nas reuniões de trabalho, e “colocar o MARE e a UC na vanguarda da promoção desta temática”, esclarece a UC.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill