O novo ferry, chamado Eco Aqua, é o primeiro de uma série de quatro embarcações concebidas para a empresa Baleária com o objectivo de obter eficiência energética e conferir maior comodidade aos passageiros
Ilhas Suakin

Já entrou ao serviço o Eco Aqua, o primeiro de quatro ferries ecológicos rápidos (eco-efficient fast ferry) da empresa espanhola de transporte de mercadoria e passageiros Baleária. O novo catamarã de 28 metros de comprimento tem capacidade para 350 passageiros, atinge uma velocidade máxima de 27 nós, tem 24 painéis fotovoltaicos no topo do deck superior para abastecimento de serviços de bordo e um casco em polyester reforçado com fibra de vidro.

Depois de ensaios de atracagem satisfatórios nos portos de Ibiza e Formentera, nas Ilhas Baleares, o navio começou a operar entre os dois destinos, com um tempo de viagem entre ambos de 30 minutos, refere a empresa. A este navio vão juntar-se mais três em 2018: o Eco Terra, o Eco Aire e o Eco Lux, em construção nos estaleiros Gondan, nas Astúrias, em Espanha, tal como sucedeu com o Eco Aqua.

A propósito da eficiência energética que caracteriza o navio, além dos 24 painéis fotovoltaicos e do casco ecológico (que dispensa o recurso a pintura), a empresa refere que a propulsão é feita por “motores de última geração que minimizam as emissões poluentes”. A Baleária menciona ainda a proa inovadora, de tipo wave-piercing (pequeno e com reduzida flutuabilidade dianteira), “dotada de túneis laterais de evacuação de água, que garantem maior fiabilidade e comodidade em condições de mar adversas”.



Um comentário em “Ferry ecológico entrou ao serviço nas Baleares”

  1. Luís Augusto diz:

    E nem uma foto?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill