As pretensões do Presidente Donald Trump de incentivar e aumentar as exportações de Gás Natural Liquefeito, GNL, não estão a ser bem recebidas pelos industriais Norte-Americanos.

A primordial razão apontada na defesa de tal posição respeita ao entendimento segundo o qual tal política, a prosseguir, coloca em causa o princípio, «América Primeiro» , no que respeita ao emprego.

Nesse sentido, a respectiva Associação de Consumidores de Energia que reúne as principais indústrias Norte-Americanas, solicitou mesmo, Quinta-feira passada, uma moratória relativa novas aprovações de exportação, uma vez considerar também o baixo custo de energia como uma vantagem competitiva mundial dos Estados-Unidos neste momento que não deve ser desperdiçada.

Por outro lado, as refinarias também já manifestaram a sua oposição à intenção de incluir nas sanções a impor à Venezuela, restrições no que respeita às respectivas importação de petróleo.

No mercado dos futuros, o valor do gás natural liquefeito Norte-Americano tem vindo a subir desde o início das exportações e espera-se que suba ainda mais com abertura do terminal de Sabine Pass.

Os produtores de GNL Norte-Americanos rejeitam, porém, qualquer ideia de escassez produção que conduza em qualquer a uma qualquer possibilidade de escassez interna de fornecimento de gás natural, seja em que circunstância for.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill