A carregar Eventos

« Todos os Eventos

A Produção de insetos e a sua utilização em alimentação animal

Dezembro 9 @ 21:00 - 23:00

Tiago Aires, Diretor Técnico da Aquasoja, será um dos oradores da conferência digital organizada pela APEZ 

 

A alimentação dos animais enfrenta grandes desafios, nomeadamente na adaptação às novas condições de mercado que obrigam a modelos economicamente mais competitivos e à procura de outras matérias-primas. É nesse contexto que decorrerá, no dia 9 de dezembro, o webinar sobre a utilização otimizada de insetos como matéria-prima alternativa (aquacultura e petfood), organizado pela APEZ (Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica) e que contará com a participação de Tiago Aires, Diretor Técnico da Aquasoja.

 

“Não existem dúvidas de que a utilização otimizada de insetos em alimentação animal será uma realidade num futuro cada vez mais próximo. A sua importância vai depender de como forem respondidas diversas questões: escalabilidade da produção; homogeneidade/ qualidade / segurança dos protocolos produtivos; propriedades nutricionais versus custo final, entre outros” realçou Tiago Aires.

 

Apesar do grupo Soja de Portugal não estar a prever, para já, a incorporação desta matéria-prima na alimentação animal, Tiago Aires sublinha que há interesse em conhecer mais sobre este ingrediente que apresenta vários benefícios. “A grande vantagem é a possibilidade de reprocessar matéria orgânica, transformando-a novamente em produto edível. Esta grande oportunidade é também um grande desafio. Nem tudo poderá ser utilizado. A Europa, contrariamente ao resto do Mundo, colocou grandes restrições ao tipo de material que poderá ser usado como substrato para o crescimento das larvas de insetos. Portanto, não serão indústrias muito bem vistas pela comunidade, pelo que será importante vincar os benefícios que poderão trazer para a economia. A sustentabilidade, sobretudo ambiental, pela substituição de outros ingredientes, será a grande mais-valia”, explica.

 

O webinar, que está marcado para as 21 horas, abordará a Produção de Alimentos Compostos com incorporação de insetos; Aquacultura e Petfood.

 

As inscrições são feitas aqui até às 14 horas do dia 9 de dezembro.

Local

Webinar
Vila Real, Portugal + Mapa do Google
Telefone:
912 239 527 (Telma Pinto)
Site:
geral@apez.pt
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill