Depois de anunciar taxas de 25% sobre bens estimados em 50 mil milhões de dólares, Donald Trump prometeu novas taxas de 10% sobre produtos avaliados em 200 mil milhões de dólares
Porto seco

Donald Trump anunciou uma expansão do seu plano de aplicação de taxas aduaneiras sobre produtos chineses importados. Desta vez, o Presidente norte-americano ameaçou aplicar una taxa aduaneira de 10% sobre produtos avaliados em 172,5 mil milhões de euros (200 mil milhões de dólares), depois de já ter prometido taxas de 25% sobre produtos avaliados em 43,1 mil milhões de euros (50 mil milhões de dólares).

Se na primeira medida os Estados Unidos ameaçavam aplicar taxas sobre produtos considerados comerciais e industriais, a medida adicional agora anunciada visará essencialmente bens de consumo, como sapatos, mobiliário e electrónica de consumo, referem analistas citados pelo Maritime Executive. Segundo o Deutsche Bank, citado pelo Maritime Executive, a nova medida, além de afectar os consumidores norte-americanos, afectará negativamente o PIB chinês em cerca de 0,3%.

O Deutsche Bank considera também que este anúncio coloca outra questão, que é a de saber se a China vai retaliar para além da vertente comercial e tomar medidas sobre os negócios norte-americanos no país. Zhiwei Zhang, Economista-chefe do Deutsche Bank China, recordou que o ministro chinês do Comércio já prometeu retaliar com “medidas quantitativas e qualitativas abrangentes”, se os Estados Unidos impuserem novas taxas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill