Programa de sustentabilidade ambiental Clean Regattas eleito pela OC Sport
Sailors For The Sea Portugal

A OC Sport, organizadora da regata Extreme Sailing Series, escolheu a Sailors For The Sea Portugal (SFSP) para certificar ambientalmente a sua regata na etapa em Lisboa da 10ª edição da prova, que decorrerá em Lisboa de 6 a 9 de Outubro e será a maior regata deste ano a ter lugar em Portugal.

A certificação da prova pela SFS significa que as regatas passam a obedecer ao seu programa Clean Regattas, que é a única certificação de sustentabilidade a nível mundial para eventos aquáticos, e a cujos requisitos passam a estar obrigados os participantes da Extreme Sailing Series.

Conforme refere a organização da prova em comunicado, “o Clean Regattas é um sistema de certificação que habilita os nautas a proteger as suas águas locais com 25 boas práticas que tornam a abordagem sustentável e acessível”.

Segundo apurámos, a prova será certificada com o nível Prata, o que significa que os participantes devem desenvolver determinado número de boas práticas (é um nível atrás do Ouro e à frente do nível Bronze).

Entre os esforços que serão feitos neste sentido, incluem-se a redução de utilização de garrafas de água e estações de recarga de água em favor do uso de garrafas reutilizáveis, diminuição do uso do papel através de registos e bilhetes electrónicos, informação digital em ecrãs ou o transporte do pessoal do evento em meios de pouco impacto ambiental (de bicicleta, a pé, etc.).

David Rockefeller Jr., fundador da Sailors For The Sea, comentou a propósito que a organização “está entusiasmada por ter a oportunidade de trabalhar com a administração da Extreme Sailing Series no sentido de fazer da etapa de Lisboa uma Clean Regatta e espera fazer o mesmo para todo o circuito da prova em 2017”.

O programa Clean Regattas da Sailors For The Sea procura três compromissos (educação e formação dos intervenientes, proposta de padrão a alcançar e apoio na implementação e certificação do padrão conseguido) e já certificou mais de 650 regatas nos Estados Unidos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill