José Francisco Valente distinguido por apresentação do FASt
AFCEA

José Francisco Valente, estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) obteve o 2º prémio para a melhor apresentação oral e o 1ºprémio para melhor poster na AFCEA (Associação para as Comunicações, Electrónica, Informações e Sistemas de Informação para Profissionais) Student Conference, promovido pela AFCEA Portugal, que decorreu dia 19 de Outubro, em Berlim.

A apresentação de José F. Valente, intitulada “Vigilância Costeira com Embarcações Autónomas”, expôs o projecto do veleiro autónomo FASt, desenvolvido na FEUP no âmbito das actividades extracurriculares ali promovidas pela AFCEA no contexto da pesquisa sobre veleiros autónomos não tripulados.

O interesse do FASt, uma embarcação de 2,5 metros de comprimento, relaciona-se com a potencialidade deste tipo de equipamento para realizar missões de patrulha oceânica de longa duração, usando só o vento como propulsor. A energia necessária para os sistemas electrónicos de bordo e para os motores para comando de velas e leme depende de um painel solar fotovoltaico.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill