Greve às horas ímpares entre as 8 horas de 10 de Julho e as 8 horas do dia seguinte justificada com práticas nos portos de Leixões, Sines e Caniçal
Estivadores

O Sindicato Nacional dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego, Conferentes Marítimos e Outros convocou uma greve para as horas ímpares entre as 08H00 de 10 de Julho e as 08H00 de 11 de Julho, nos portos de Lisboa, Setúbal, Sines, Figueira da Foz, Leixões, Caniçal e Praia da Vitória.

Decidida numa Assembleia Geral que contou, pela primeira vez, com associados de sete dos oito portos nos quais está representado, o sindicato afirma que o pré-aviso de greve “se insere numa Jornada de Luta contra as práticas anti-sindicais que se verificam, impunemente e em crescendo, nos portos de Sines, Caniçal e Leixões”.

No pré-aviso, o sindicato acusa algumas empresas portuárias de, nalguns casos, em conivência com sindicatos locais, praticarem comportamentos que geram conflitos dos trabalhadores entre si e impedem a livre sindicalização dos profissionais, em benefício de “alguns agentes no terreno”, prejudicando a qualidade e a produtividade do trabalho portuário e contribuindo para precarização da mão-de-obra e o aumento da sinistralidade laboral.

O nosso jornal contactou a Associação Portuguesa de Portos (APP) para obter uma reacção à convocatória da greve, mas até ao momento não obtivemos resposta. Contactámos igualmente a Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) para comentar a convocatória e os termos em que é feita, mas também não obtivemos resposta até ao momento. Contactámos ainda a Terminal de Contentores de Leixões (TCL), para o mesmo efeito, mas não foi possível contactar nenhum elemento da empresa para comentar o tema.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill