Fecharam mais de 200 estaleiros privados chineses nos últimos sete anos
Alphaliner

Os estaleiros privados chineses estiveram este ano sob forte pressão, particularmente devido a uma contracção no volume de encomendas, refere o World Maritime News, com base em dados da consultora Clarksons Research. Em 2017, apenas 14 destes estaleiros obtiveram encomendas para navios com mais de 1.000 toneladas brutas, contra 162 em 2010. O jornal recorda que nesse ano existiam 271 estaleiros privados activos, contra 54 actualmente.

O jornal refere também que entre os estaleiros privados chineses, o volume de encomendas é dominado por cinco grandes grupos, que respondem por 95% do total, em termos de porte bruto (dwt, ou deadweight tonnage). Em 2010, esses cinco grandes grupos detinham apenas 48% das encomendas, em termos de dwt. Esses grupos detêm encomendas equivalentes a 18,6 milhões de dwt, ou seja, 23% do total de encomendas de navios na China, em termos de dwt.

Um dos factores que coloca os estaleiros privados sob pressão, apesar de calendários mais flexíveis, das economias de escala e do controlo de custos, é a diminuição de encomendas do mercado doméstico face aos estaleiros estatais. Em todo o caso, dois dos cinco estaleiros chineses com maior volume de encomendas em termos de porte bruto são privados.

Já os estaleiros privados de menor dimensão são mais vulneráveis, lutando com dificuldade por encomendas e financiamento. Alguns reestruturaram-se e outros optaram por fazer incidir a sua actividade na construção e reparação de navios mais pequenos, como embarcações de pesca e ferries para navegação em águas interiores.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill