A ISRA não teme a insuficiência de estaleiros certificados para responder à procura de reciclagem pelos navios em fim de vida
SRTI

A Associação Internacional de Reciclagem de Navios (International Ship Recycling Association, ou ISRA) considera que a partir de 1 de Janeiro de 2019, a capacidade instalada de desmantelamento de navios dos estaleiros navais aprovados para o efeito pela União Europeia (UE) será suficiente para responder às necessidades da procura de reciclagem para navios em fim de vida, referem vários meios de comunicação internacionais.

Recorde-se que a partir daquela data, todos os navios com pavilhão de um Estado-membro da UE terão que cumprir as regras europeias de desmantelamento do Ship Recycling Regulation (SRR), o que significa que todos os navios de pavilhão comunitário em fim de vida terão que ser desmantelados num estaleiro devidamente certificado para o efeito e aceite pelas instituições europeias.

Para a ISRA, a capacidade instalada para reciclagem de navios admitida pela UE nos 20 estaleiros reconhecidos deveria será de 1,3 milhões de LDT (Llight Displacement, ou seja, a unidade que mede o peso de um navio desprovido de vários elementos, como carga, combustível, lastro, armazenamento, passageiros ou tripulação).

Todavia, face à proximidade desta data, vários relatórios têm vindo a público referindo que nessa altura tal capacidade deveria ser de 2,5 milhões de LDT, ou seja, quase o dobro. Um dado que preocupa a indústria, que teme que em Janeiro possa existir uma carência de instalações habilitadas a desmantelar os navios de pavilhão da UE.

É contra esta perspectiva que argumenta a ISRA, sublinhando que nos últimos oito anos, o número de navios em fim de vida com pavilhão comunitário caiu de 750 mil para 450 mil por ano. A ISRA diz ainda que nos próximos oito anos a capacidade de navios de pavilhão comunitário em fim de vida não deverá exceder 1 milhão de LDT. E que até ao final deste ano a capacidade instalada deverá aumentar em 500 mil LDT.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill