Baixo preço do gás, desenvolvimento das renováveis e mais eficiência energética contribuem para declínio da procura de carvão
Agência Internacional de Energia

Face à prevista estagnação na procura de carvão nos próximos anos, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), não se espera grande evolução no transporte marítimo de carvão até 2022, escreve o World Maritime News.

Segundo a AIE, citada pelo jornal, em 2022 a procura global de carvão deve atingir as 5.530 milhões de toneladas de equivalente a carvão (million tonnes of coal equivalent, ou Mtce, a unidade que mede a energia gerada pela queima de uma tonelada de carvão), que foi a média dos últimos cinco anos.

Em 2016, o consumo global de carvão caiu 1,9%, para as 5.530 Mtce, no que foi uma quebra pelo segundo ano consecutivo, muito devido à diminuição dos preços do gás, a melhorias na eficiência energética e a desenvolvimentos nas energias renováveis. Nos últimos dois anos, aliás, a procura de carvão caiu 4,2%.

Paralelamente, a quota de carvão nas previsões do mix energético global para 2022 deverá ser de 26%, menos 1% do que em 2016, e que se deve à sua reduzida procura face à procura de outros combustíveis.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill