Na sequência da militarização crescente do Mar do Sul da China por Pequim, Washington revogou o convite à participação chinesa no maior exercício naval do mundo
RIMPAC

Os Estados Unidos revogaram o convite feito à China para participar na edição deste ano do exercício naval «Rim of the Pacific» (RIMPAC), o maior do mundo no seu género, refere o Maritime Executive.

De acordo com a publicação, a decisão é uma reacção à militarização chinesa do Mar do Sul da China, contra a qual os Estados Unidos têm protestado junto de Pequim, e de que o mais recente episódio foi a aterragem, pela primeira vez, de bombardeiros estratégicos com capacidade nuclear (H-6K) nas Ilhas Woody.

Além disso, a revogação do convite surge num momento em que os Estados Unidos e a China procuram normalizar as suas relações comerciais, afectadas pela decisão de Donald Trump de impôr taxas aduaneiras à importação de produtos chineses, como o aço e o alumínio. A China reagiu com contra-medidas, mas pouco depois terá cedido parcialmente à pressão norte-americana, evitando uma guerra comercial. Donald Trump, todavia, não terá ficado satisfeito e insistiu em mais cedências, aumentando a tensão diplomática entre os dois países.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill