Quatro grandes empresas mundiais de transporte marítimo acabam de instituir uma associação internacional vocacionada para a padronização de processos de digitalização da sua actividade. E já estão em curso novas adesões.
Digital Container Shipping Association

A Maersk, a MSC, a Hapag-Lloyd e a Ocean Network Express criaram recentemente, em Amsterdão, a Digital Container Shipping Association (DCSA), uma associação vocacionada para gerar padrões comuns de tecnologias de informação com o propósito de tornar a indústria marítima mais eficiente, quer no plano dos consumidores, quer no das empresas de transporte marítimo, anunciou o World Maritime News.

A intenção de criar uma associação neutral e não lucrativa para as empresas de transporte marítimo foi originalmente anunciada em 2018 e vai agora começar o seu trabalho, incidindo na padronização, interoperabilidade e digitalização no transporte marítimo contentorizado, sob a direcção de Thomas Bagge, da A.P. Moller – Maersk, nomeado CEO e Director da DCSA.

Segundo o jornal, a associação já está em negociações para outras empresas do sector interessadas em aderir e estão em curso preparativos para que duas outras companhias se juntem ao processo.

De acordo com André Simha, Chief Information Officer da MSC e Chairman do Conselho de Supervisão da DCSA, “pela primeira vez em 20 anos a indústria do transporte marítimo de contentores junta-se no objectivo comum de conduzir o sector rumo à era digital”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill