A APSS congratulou-se com a distinção, que vem valorizar as medidas de salvaguarda ambiental tomadas pelo porto de Setúbal
TUPEM

O porto de Setúbal recebeu em 2018 uma classificação de “100% pelos referenciais do PERS – Port Environmental Review System e da ISO 14001 – Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente, e pela primeira vez o indicador EMAS – EU ECO Management and Audit Scheme, com o valor standard de 98,44 %”, segundo revela em comunicado da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).

Para a APSS esta disitnção atribuída pela Organização Europeia de Portos (European Sea Ports Organisation, ou ESPO) reforça a presença do porto de Setúbal na rede europeia de ECOPORTS, uma iniciativa europeia integrada desde 2011 na ESPO e destinada a aumentar a consciência da importância da componente ambiental entre as administrações portuárias europeias e a promover a partilha de informação entre estruturas portuárias.

A APSS congratula-se com a nova avaliação, “uma vez que os indicadores PERS – Port Environmental Review System e da ISO 14001 – Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente têm vindo a melhorar desde 2012, e o indicador EMAS – EU ECO Management and Audit Scheme, traduz um nível de excelência do Porto de Setúbal no seu desempenho ambiental, no que diz respeito às metodologias de movimentação e armazenagem de mercadorias, à medição da qualidade da água e do ar, ao ordenamento e usos do solo, ao levantamento de questões ambientais significativas, às medidas de prevenção dos ecossistemas e à Relação Porto-Cidade”.

Os responsáveis do porto setubalense recordam também que “a ESPO – European Sea Port Organization, passou a reconhecer desde 2012 a excelência da qualidade ambiental da Baía de Setúbal, pelo que o seu Porto passou desde aquela data a fazer parte da Rede Europeia da “ECOPORTS”, que compara e distingue as melhores práticas ambientais a nível portuário”.

Na nota informativa, a APSS refere que “foram também identificadas Oportunidades de Melhoria, que poderão vir a ser implementadas no porto de Setúbal, em colaboração com a comunidade envolvente, a Câmara Municipal e outras partes interessadas”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill