O acordo que impõe mais segurança aos navios de pesca, com a entrada de Espanha, encontra-se a meio caminho para entrar em vigor.
APSS
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Embaixador de Espanha no Reino Unido e Representante de Espanha na IMO (Organização Marítima Internacional), Carlos Bastarreche Sagues, ratificou recentemente o acordo de Cape Town (The Cape Town Agreement), fazendo entrar a Espanha para a lista de países que o fizeram (Congo, Dinamarca, Alemanha, Islândia, Países Baixos, Noruega e África do Sul) e contribuindo para “estarem a meio caminho” de alcançar os critérios para que o acordo entre em vigor, segundo Safety4Sea.

O acordo, que foi adoptado em 2012 e trata de questões de segurança nas embarcações de pesca, ainda não entrou em vigor porque para isso teria de ser ratificado por 22 Estados que colectivamente tenham 3.600 ou mais navios de pesca com pelo menos 24 metros a operar em alto mar. Pelo que se espera que o acordo, quando em vigor, contribua para menos acidentes, menos perda de vidas e infra-estruturas mais eficazes e capazes de monitorizar a pesca ilegal.

Assim, o Embaixador de Espanha no Reino Unido deixa um apelo: ”Exorto os demais Estados Membros da IMO, que ainda não se tornaram parte do tratado, a fazerem-no. O Acordo precisa entrar em vigor para que possamos preencher a lacuna de regulamentação e ter um regime internacional efectivo para abordar a segurança dos navios de pesca e reduzir os desastres naquela que é uma das profissões mais perigosas do mundo”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill