Cedência foi negociada entre os Governos de Lisboa e Madrid, referiu o secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores
Atum patudo

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, revelou que Espanha concordou em ceder 120 toneladas de quota de atum patudo a Portugal, na sequência de negociações sobre esta matéria entre o Governo da República, por via do Ministério do Mar, e o Governo espanhol, conforme solicitado pelos Executivos açoriano e madeirense.

Para Gui Menezes, esta “é uma boa notícia para os pescadores açorianos, que vão poder continuar a capturar esta espécie por mais algum tempo”. O secretário Regional recordou que o Total Admissível de Captura (TAC) nacional para o atum patudo é de 3.717 toneladas, “sendo que já foram capturadas durante esta safra 3.700 toneladas, o que corresponde a 99,7% da quota nacional”, refere o Governo Regional.

De acordo com o Executivo açoriano, “na Região foram capturadas até ao momento 1.843 toneladas de patudo, correspondendo a um valor na primeira venda de cerca de 3,8 milhões de euros, o que, comparativamente ao período homólogo de 2017, se traduz num aumento de 446%”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill