O Governo Regional dos Açores vai financiar a criação de uma nova Escola de Mar, na ilha do Faial

O anúncio vem do próprio Vasco Cordeiro, na inauguração das novas instalações, na antiga Rádio Naval, e vai focar as potencialidades do mar. O concurso público da empreitada será marcado no próximo Conselho de Governo.

Este projecto terá duas fases, relacionadas com a localização onde vão decorrer as obras, incidindo a primeira fase nas instalações da antiga Rádio Naval, enquanto a segunda fase se refere à intervenção junto ao Porto da Horta, destinada a edifícios de apoio e para actividades do mar.

Vasco Cordeiro quer que a Escola do Mar dos Açores seja um serviço de criação de riqueza, emprego e valorização profissional dos açorianos. Vai ter como parceiros as Câmara Municipal da Horta, a Universidade dos Açores e a Escola Náutica Infante D. Henrique.

«A escolha das áreas de especialização da Escola do Mar baseou-se na identificação das necessidades existentes em termos de mão de obra especializada nos sectores tradicionais, mas também pelas oportunidades que o Mar dos Açores oferece para desenvolver profissões em áreas emergentes e futuras», afirma o Presidente do Governo.

As áreas de ensino serão a pesca, os transportes marítimos, o tráfego local, a reparação e construção naval, as actividades marítimo-turísticas e o mergulho profissional. Vai funcionar em paralelismo pedagógico.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill