O degelo no Árctico é um problema: o aquecimento que se sentiu no mês de Agosto na costa da Gronelândia foi o mais abrupto, causando a segunda quebra de gelo do ano, o que foi inédito e preocupa alguns investigadores
IMO

No passado mês de Agosto, ocorreu a segunda quebra de gelo deste ano no mar a norte da costa da Gronelândia, o que sucedeu pela primeira vez, refere o Safety4Sea. A primeira fora em Fevereiro, na estação meteorológica de Kap Morris Jesup, onde a temperatura é normalmente inferior a -20 graus centígrados.

O fenómeno é considerado anormal, pois a área implicada não é sequer propensa ao aquecimento. As opiniões são díspares: há investigadores que consideram este fenómeno “assustador”, enquanto outros tentam simplesmente recalcular a área do Árctico que resistirá ao aquecimento global.

Causados maioritariamente por causa do vento, estas áreas da costa que estão a sofrer o degelo, de acordo com o Norwegian Ice Service, ficaram 40% abaixo da média de gelo, só no mês de Agosto, pelo que se prevê que entre 2030 e 2050 não haja gelo no Verão do Árctico.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill