Escola tem baixa taxa de desemprego entre os seus diplomados
ENIDH

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) celebrou ontem 92 anos, numa data que, estatutariamente, coincide com o Dia Mundial do Mar. Na ocasião, intervieram, além do presidente da ENIDH, Luís Baptista, o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, em representação da ministra do Mar, o presidente do Conselho Geral da escola, João Carvalho, o presidente da MSC Portugal, Carlos Vasconcelos, o adido da embaixadora do Panamá, Carlos Barés, a presidente da Associação de Alunos da ENIDH, Daniela Gonçalves, e o representante da Comissão Instaladora da Alumni Náutica – Associação de Antigos Alunos da ENIDH, Rui Reis.

O momento foi também aproveitado para a assinatura de um Protocolo de Parceria e Colaboração entre a ENIDH e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Nos termos do acordo, as duas partes vão colaborar na realização da 11ª edição do curso de pós-graduação em Shipping and Port Management, dirigido a profissionais gestores e quadros técnicos de entidades e instituições da administração pública e empresas relacionadas com o shipping e actividades portuárias.

Segundo apurámos, o curso está previsto começar em Outubro e será ministrado nas instalações do ISEG, sem prejuízo de sessões complementares na ENIDH “em prol do interesse e valorização dos alunos”, conforme estabelece o protocolo. Para o efeito, já estão abertas as inscrições e será necessário um mínimo de 15 alunos, que ainda não está totalmente preenchido. O limite de inscrições a admitir é de 30 alunos.

O curso terá 240 horas lectivas, acrescidas de uma formação complementar, “que normalmente multiplica esse tempo por três”, segundo José Augusto Felício, responsável pela respectiva coordenação científica. Reparte-se por três ciclos, ou blocos, de aulas. No final de cada ciclo, os alunos serão sujeitos a testes (com ponderação mínima de 50% na classificação da unidade curricular). Como candidatos são aceites “licenciados (1º ciclo) por instituições de ensino superior nacionais, em diferentes especializações ou com grau equivalente obtido em instituições estrangeiras”, conforme se refere em documento do ISEG a que o nosso jornal teve acesso.

De acordo com o protocolo, na sua aplicação prática, ”pretende-se potenciar e complementar as diversas competências, experiência e reconhecimento das instituições, procedendo ao alargamento da formação pós-graduada em gestão realizada pelo ISEG, aos alunos da ENIDH”, na sequência de um reconhecimento de complementaridades entre as duas instituições relativamente à formação em shipping and port management.

Na sua intervenção, José Apolinário admitiu a possibilidade de que no quadro do programa EEA Grants possam vir a existir, futuramente, financiamentos a projectos da ENIDH. Recorde-se que o EEA Grants é um programa de apoio financeiro por parte da Noruega, Islândia e Liechtenstein destinado a reduzir as disparidades económicas e sociais e fomentar as relações bilaterais entre os promotores e Estados-Membros da União Europeia (UE).

Já o presidente da ENIDH, recordou que segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a escola tem uma das mais baixas taxas de desemprego entre os seus diplomados no conjunto das 32 instituições de ensino superior público nacionais. De acordo com Luís Filipe Baptista, no ano lectivo que se avizinha, “se tivermos todas as modalidades de acesso ao ensino superior (candidatura nacional de acesso, concursos especiais e estudantes internacionais)” a ENIDH terá 200 novos alunos nos cursos de licenciatura. Um número que passa a 300 se foram incluídos os alunos dos cursos técnico-profissionais e mestrados.

O momento foi ainda aproveitado para o antigo aluno Rui Reis mencionar o processo em curso de criação da Alumni Náutica – Associação de Antigo Alunos da ENIDH, instituição sem fins lucrativos lançada em Maio deste ano, com o objectivo de acompanhar o percurso profissional e pessoal de todos os alunos da escola, aproximando pessoas ligadas ao mar, especialmente a fileira da logística e da energia, “criando um fórum de debate do hypercluster do mar”, conforme se referiu na apresentação.

Segundo foi esclarecido, já existem estatutos provisórios e está em curso um processo eleitoral para os corpos sociais da associação (Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal), a qual, ainda não está formalmente constituída. Até 14 de Outubro os interessados podem apresentar listas candidatas e a votação decorrerá, segundo foi anunciado, de 15 a 30 de Outubro.

No final da sessão, houve ainda lugar à distribuição de prémios aos melhores alunos da ENIDH e a uma actuação da Tuna da instituição.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill