O Jornal da Economia do Mar e a Associação das Indústrias Navais promoveram um debate público sobre a construção naval em Portugal com agentes da indústria e que lançou pistas e desafios ao mercado e às instituições relativamente ao futuro da actividade no mundo e no nosso país

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) acolheu ontem a conferência «Construção Naval, Visão em Acção», promovida pelo Jornal da Economia do Mar e a Associação das Indústrias Navais (AIN), com a presença de um painel composto por diversos agentes da indústria nacional da construção naval.

O encontro decorreu sob a forma de um amplo diálogo sobre as grandes preocupações do sector, como a importância da Marinha no desenvolvimento da construção naval em Portugal, a relação entre os estaleiros, os armadores e os fornecedores de equipamentos, a perda de competências e a necessidade de uma formação actualizada ou o papel do Estado na definição de uma estratégia nacional para a indústria naval.

O painel de oradores incluiu Nuno Sarmento, do Estado-maior da Armada, Jorge Antunes, da Tecnoveritas, Tomás Costa Lima, da Luso Yacht, Miguel Trovão, do Grupo ETE, Rui Coen, da EDISOFT, João Tasso de Sousa, do Laboratório de Sistemas e Tecnologias Submarinas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Rui Ribeiro Parreira, da Arsenal do Alfeite S.A.

Como sempre, nos próximos dias daremos mais pormenorizada síntese de tudo quanto de mais importante dito e discutido. E não foi pouco.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill