Juntamente com a Fincatieri, o Banco Cassa Depositi e Prestiti e a Terna, a ENI quer transformar o projecto-piloto ISWEC num projecto industrial
Assembleia da República
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A ENI estabeleceu um acordo não vinculativo com a construtora naval Fincatieri, o Banco Cassa Depositi e Prestiti (CDP) e a energética Terna para o desenvolvimento de estações de energia das ondas à escala industrial, refere o Safety4Sea. Na prática, o acordo está orientado para transformar o projecto-piloto Inertial Sea Wave Energy Converter (ISWEC) num projecto de escala industrial para uso e aplicação imediata.

Recorde-se que o ISWEC, construído em colaboração com o Politécnico de Turim e a spin-off Wave for Energy, é um sistema inovador que converte energia gerada pelas ondas em electricidade, posicionado nas instalações offshore da ENI. No âmbito do acordo, a ENI partilhará a informação tecnológica, comercial e industrial deste sistema com os seus parceiros.

Segundo a publicação, numa primeira fase, o acordo prevê a criação de condições para a construção, instalação e manutenção do sistema em escala industrial. Depois disso, seguem-se as fases de construção e design, com a conexão da primeira instalação industrial a uma instalação de produção offshore da ENI prevista para 2020.

Os parceiros também consideram estender esta tecnologia a outras instalações italianas e construir estações de dimensão industrial que forneçam electricidade gerada a partir de fontes renováveis, especialmente junto a pequenas ilhas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill