O projecto, activo há já um ano, avaliado em 20 milhões de euros, segue para mais uma fase, aprovada pela CE, visa demonstrar que este tipo de energia é fiável e rentável
Fórum Oceano

A Comissão Europeia (CE) aprovou recentemente mais uma fase de um projecto da Nova Innovation, com sede em Edimburgo, na Escócia – Enabling Future Arrays in Tidal (EnFAIT) –, cujo objectivo é promover a geração de electricidade a partir da energia das marés. Trata-se de um projecto de 20 milhões de euros que já vem sendo testado há um ano, e cujo design e desenvolvimento têm demonstrado sucesso, pode ler-se no comunicado oficial.

O projecto, desenvolvido em colaboração com oito organizações europeias, tem também como finalidade provar que este tipo de energia é fiável e rentável e que o seu custo pode ser reduzido, pelo menos, em 40%.

Até agora, no âmbito do projecto já foram analisados o local e as marés, o desempenho das turbinas existentes, já foram obtidas as licenças necessárias para o local e já foram desenvolvidos projectos para novas turbinas com conexões submarinas, nas ilhas Bluemull Sound de Shetland, Escócia, onde estão colocadas as turbinas.

Nos próximos quatro anos esperam-se seis turbinas bem como uma evolução nas regulações da manutenção e no layout das turbinas, que será ajustado de forma a permitir o melhor desempenho.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill