Cláudia Monteiro de Aguiar promoveu encontro em Bruxelas para se falar da economia do mar e do Crescimento Azul na perspectiva de Portugal

O director-geral de Política do Mar, João Fonseca Ribeiro, destacou a importância do mar na vida quotidiana, no decurso de um encontro dedicado à “Economia Azul” com diversos agentes do sector marítimo realizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no passado dia 14 de Abril. João Fonseca Ribeiro chamou a atenção para a economia do mar, que aumentou nos últimos anos e representa aproximadamente 3% do PIB, gerando 2,8% do emprego do país, sendo que Portugal tem o objectivo de elevar o volume da economia do mar para 3,8% do PIB até 2020. À margem do encontro, o director-geral de Política do Mar declarou que a economia do mar responde por 125 mil empregos directos, mas que “o efeito no país é maior se contarmos com a actividade induzida indirectamente”.

O encontro foi organizado pela eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, do Partido Popular Europeu (PPE), eleita nas listas do PSD, e contou com a presença de eurodeputados, deputados portugueses, membros da Comissão Europeia, conselheiros dos Estados-membros, organizações não-governamentais e empresários. Na ocasião, a eurodeputada defendeu que “a aquacultura deve ser m dos sectores a apoiar, assim como o turismo náutico e costeiro, que tem conseguido ultrapassar as dificuldades nesta fase de crise; são duas áreas fundamentais que têm a ver com a economia azul em que a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu devem fazer esforços para orientar os fundos”. Igualmente presente, António Domingos de Abreu, membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, foi cauteloso relativamente à exploração do mar. “Por vezes, a ânsia e a pressa de desenvolver a corrida ao ouro pode sair caro; está na altura de explorar o mar dando garantias de que o fazemos de forma justa, equitativa e equilibrada”, afirmou, acrescentando que “só assim se garante que a riqueza produzida a partir do recurso mar irá perdurar”.

No final, a organizadora, que é responsável do PPE para a Economia Azul e coordenadora desta área de trabalho na Comissão das Pescas e Assuntos Marítimos do Parlamento Europeu, admitiu que pretende aproveitar os contributos dos agentes do sector para elaborar um plano destinado a “fomentar o potencial da economia do mar na União Europeia”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill