ACTION Forecast

A empresa portuguesa Action Modulers lançou recentemente uma plataforma online que disponibiliza dados sobre condições atmosféricas e marítimas à escala global. A ACTION Forecast, assim se denomina a plataforma, está disponível a título gratuito e “funciona em qualquer web browser de terminais móveis”, esclarece a empresa.

Segundo a empresa, trata-se de um “dos primeiros sistemas a nível mundial que, utilizando mapas visualmente apelativos, permite a disponibilização na mesma plataforma de correntes/hidrodinâmica, agitação marítima e condições atmosféricas, para qualquer parte do mundo”.

Além de permitir a visualização das previsões mais recentes (mapa, tabelas ou gráficos), esta plataforma permite aceder a outro tipo de informação como dados obtidos em estações meteorológicas ou relativos a posicionamento de navios em tempo real.

Tem ainda a particularidade de poder tirar “partido dos múltiplos modelos numéricos e sistemas de previsão desenvolvidos por diferentes instituições espalhadas pelo mundo, integrando-os na mesma interface gráfica, permitindo responder de forma mais efectiva e detalhada às necessidades de utilizadores locais”, esclarece a empresa, acrescentando que “a mesma abordagem é seguida para a disponibilização dos dados medidos e posicionamento dos navios”.

A breve prazo, a plataforma “integrará novas funcionalidades, entre as quais, a possibilidade do fornecimento de alertas e notificações meteorológicas e oceanográficas customizáveis”. E embora de acesso gratuito e livre, no futuro poderá incluir acesso restrito a informação de determinadas zonas.

No desenvolvimento desta solução, a empresa recorreu a conhecimento adquirido ao longo de vários anos de trabalho em múltiplos projectos tecnológicos, que agora agregou nesta plataforma, pelo que não é possível contabilizar o investimento específico realizado para obter este resultado. No entanto, Rodrigo Fernandes, um dos seus responsáveis, admitiu-nos que esta plataforma confere notoriedade à empresa e pode ser uma porta de entrada de outras soluções, susceptíveis de serem aqui integradas.

 



Um comentário em “Empresa nacional lança nova plataforma com condições de mar e atmosfera”

  1. Carlos Pinto diz:

    É com muito agrado que tomo deste conhecimento deste site, fracamente dirigido para quem anda no Mar e não apenas para quem utiliza as praias ou tem a sua actividade marítima limitada à costa continental portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill