Emissões de CO2

Portugal registou a terceira maior descida de emissões de CO2 resultantes da combustão de combustíveis fósseis em 2016, face a 2015, segundo dados recentemente divulgados pelo Eurostat, o serviço oficial de estatísticas da União Europeia (UE).

Segundo o Eurostat, em 2016, Portugal foi responsável por 1,4% das emissões de CO2 da UE e registou uma descida de 5,7% relativamente aos valores de seguinte. Apenas Malta e Bulgária, com descidas de 18,2% e 7%, respectivamente, obtiveram quebras superiores à portuguesa nesta matéria. No conjunto da UE, esta descida foi de 0,4%.

Já os países com maiores subidas nestas emissões no seio da UE foram a Finlândia (+8,5%), o Chipre (+7%), a Eslovénia (+5,8%) e a Dinamarca (+5,7%). Segundo o Eurostat, os principais emissores de CO2 na UE são a Alemanha (22,9%), Reino Unido (11,7%), Itália (10,1%), França (9,8%) e Polónia (9,2%).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill