Robert Sherman interessado no Terminal XXI e no terminal de GNL da REN
Porto de Sines

Uma semana depois da divulgação da formação de um consórcio para captar investidores chineses destinados à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), o embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sherman, visitou o complexo industrial e portuário de Sines.

A visita decorreu no passado dia 17 de Outubro e serviu para o embaixador ficar a conhecer as instalações da ZILS, do Terminal XXI e do terminal de gás natural liquefeito (GNL) – concessionado à REN, parcialmente controlada por capital chinês -, entre outras.

Segundo comunicado da AICEP Global Parques, as instalações despertaram o interesse de Robert Sherman, designadamente, no que respeita às acessibilidades e ao sistema de scanners de contentores do Terminal XXI, que cumpre os requisitos do CSI – Container Security Initiative, necessários para exportação destinada aos EUA.

Robert Sherman também não terá ficado indiferente ao terminal de GNL, atendendo “à nova posição dos EUA como player internacional neste sector”, refere o comunicado da AICEP Global Parques.

Na ocasião, o embaixador foi recebido pelo CEO da AICEP Global Parques, Francisco Mendes Palma, e pelo então presidente do Conselho de Administração da APS – Administração do Porto de Sines, João Franco.

A esta visita não terá sido alheia a referência às potencialidades do porto de Sines feitas por António Costa a empresários chineses durante a sua recente viagem à China, durante a qual foi assinado um acordo entre o China Development Bank, o Haitong Bank e a AICEP Portugal Global, E.P.E (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) relativo àquela infra-estrutura portuária.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill