Em causa a crescente utilização e abandono deste tipo de produtos.
plástico

Relatório The New Plastics Economy: Rethinking the Future of Plastics divulgado pelo World Economic Forum, alerta para o aumento do impacto negativo dos plásticos nos oceanos. A continuar a crescente produção, utilização e abandono de plástico daqui a uns anos, mais precisamente em 2050, haverá, em termos de quantidade (peso) mais plásticos no oceano do que peixes.

O estudo foi elaborado pela Ellen MacArthur Foundation em conjunto com a McKinsey & Company e faz parte do Project MainStream. Os resultados indicam que em 2014 a relação/proporção entre o plástico e o peixe existente no oceano (em termos de toneladas) era de 1 para 5. No entanto a estimativa é de que em 2025 os números mudem para 1 para 3 e, em 2050, para 1 para 1. Ou seja, o peso do plástico será igual ou superior ao dos peixes.

Há já alguns anos que alguns países criaram medidas de incentivo à reutilização dos plásticos. Em Portugal, por exemplo, desde o ano passado que é cobrada uma taxa de 10 cêntimos aquando da aquisição dos sacos de plástico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill