A subida do nível médio dos Oceanos já estar a ter as suas consequências no Pacífico onde se verificou a completa submersão de 5 ilhas do arquipélago das Salomão.

A subida do nível médio ods Oceanos, conjugado com a erosão costeira, levaram já ao desparecimento de 5 ilhas do Arquipálago das Salomão, no Pacífico, composto por múltiplas ilhas e atóis, a Leste da Papua Nova-Guiné e Noroeste de Vanatu.

Segundo um estudodeinvestigadores australianos agora dado a público na Environmental Research Letters, baseado em imagens de satélite e fotografias aéreas recolhidas entre 147 e 2014, além das 5 ilhas submersas, outras seis 6 encontram-se igualmente em eminente risco e mesmo já parcialmente submersas, tendo visto inclusive a destruição de aldeias em duas ilhas, obrigando dos locais a mudarem-se para o interior, devido também á subida do nível médio das águas, três vezes mais significativa nesta zona do globo do que a média mundial, segundo um dos autores do estudo, Simon Albert, bem como à erosão costeira e à exposição a fortes vgas marítimas, de amplitude igualmente significativa.

Embora na região a inundação dos atóis seja algo esperado, no caso das ilhas submersas pela subida do nível das águas do Pacífico, eram ilhas com áreas entre 1ha a 5 ha, desabitadas, mas com uma vegetação rica.

Para os investigadores, este é um bom exemplo de algumas das das repercussões do fenómeno das alterações climáticas que, se estudado e compreendido devidamente, poderá fornecer boas indicações para o futuro e ajudar a implantar medidas de mitigação, de adaptação e antecipação ao que poderá vir a suceder nesta região longínqua do Pacífico.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill